[…] o Portugal de hoje prolonga o anti…

[…] o Portugal de hoje prolonga o antigo regime. A não-inscrição não data de agora, é um velho hábito que vem sobretudo da recusa imposta ao indivíduo de se inscrever. Porque inscrever implica acção, afirmação, decisão com as quais o indivíduo conquista autonomia e sentido para a sua existência. Foi o salazarismo que nos ensinou a irresponsabilidade — reduzindo-nos a crianças, crianças grandes, adultos infantilizados.

José Gil em “Portugal, Hoje: O Medo de Existir”

E nós não só deixámos, como gostamos…

#Portugal#quote

Comments

  1. Paula do Espírito Santo - March 12, 2010 @ 22:48

    Caro Zé,
    Li o teu artigo sobre as elieções legislavas portuguesas e achei útil. Envio-te a referência do meu livro Sociologia Política e Eleitoral, do ISCSP, que se enquadra na temática das eleições.
    Continuação de bons trabalhos.
    Paula do Espírito Santo

    • - March 13, 2010 @ 17:49

      Obrigado (acho eu), mas o acima não é nem um artigo, nem meu (a menos que algum alter ego meu tenha escrito sobre o assunto). Também, não estava a usar a citação no contexto de eleições ou sequer de sistemas políticos. Mas agradeço o comentário.

      • Paula Es - March 22, 2010 @ 14:21

        Caro Zé,

        Talvez se imponha um esclarecimento pois tb estou agora confusa. Eu estava a referir-me a artigo que deduzi tivesses escrito sobre as eleições legislativas portuguesas de 2009 e que está no site sobre as eleições do mundo e não à frase que consta acima. Como não
        tinha o teu email usei esta via.

        Paula ES

        • - March 22, 2010 @ 14:29

          ??? Se o artigo foi assinado por mim, gostaria muito que me indicasse o link. No meu estado consciente jamais teria escrito fosse o que fosse sobre eleições (portuguesas ou não). Mistério…

  2. Rui Soares - March 13, 2010 @ 13:13

    Posso convidá-lo para uma acção, afirmação, decisão? Uma entrevista?

    • - March 13, 2010 @ 17:44

      Estou à disposição 😀

Leave a Reply

Your email address will not be published / Required fields are marked *

To respond on your own website, enter the URL of your response which should contain a link to this post's permalink URL. Your response will then appear (possibly after moderation) on this page. Want to update or remove your response? Update or delete your post and re-enter your post's URL again. (Learn More)